sexta-feira, 1 de maio de 2015

Helicóptero não pilotado pode resgatar tropas em zonas de guerra!

Atualmente, as tropas norte-americanas já têm à sua disposição o K-MAX, um helicóptero pilotado remotamente direcionado para o transporte de mercadorias para zonas de difícil acesso. Numa demonstração no final do mês de março, a empresa Lockheed Martin, responsável pela aeronave, e colaboradores Kaman Aerospace e Neya Systems mostraram que pode também ser o futuro de resgate de soldados feridos em zonas de guerra.
O teste simulou uma situação em que um soldado pedia apoio e transporte não tripulado para sair da zona de conflito. Depois de várias equipas a identificar o local de destino, os operadores do K-MAX recorreram a um tablet para indicar para onde o helicóptero teria de se dirigir.
Quando chegou ao destino, o soldado foi colocado numa cadeira na parte de fora do K-MAX, e depois transportado pelo helicóptero até uma zona segura.
"Esta funcionalidade do K-MAX não pilotado permite o transporte de pessoas feridas sem colocar outras vidas em risco, de dia ou de noite", diz Jay Conville, da Lockheed Martin, em comunicado.O K-MAX já foi usado pelas tropas durante a estadia no Afeganistão, ao longo de cerca de duas mil missões. Anteriormente já tinha sido demonstrada a sua capacidade de ser usado no combate a incêndios, ao transportar grandes quantidades de água.
Criado para voar em zonas que antes não tinham acesso devido à presença de um piloto, as empresas estão neste momento a desenvolver a tecnologia necessária para que esta nova função possa tornar-se uma realidade.

Fonte: "Quero Saber"

Sem comentários:

Enviar um comentário