terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O futuro avião da Força Aérea Portuguesa

Ao que tudo indica os velhos C-130 da Força Aérea Portuguesa serão substituídos no futuro pelos Embraer KC-390. Esta aeronave foi desenvolvida para substituir a frota militar brasileira nos quais se juntam Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, República Checa e Suécia com "intenções de compra".

 (C-130 Hércules)

O Embraer KC-390 é basicamente um avião para transporte táctico/logístico e de reabastecimento em voo sendo considerado transporte militar médio. A entrada em serviço está prevista para 2016. Algumas das suas aplicações podem ser:

 1-Transporte e lançamento de cargas e tropas
 2-Reabastecimento em voo - caças, transporte ou (ISR) e no solo
 3-Evacuação Aero-médica (UTI móvel, remoção de feridos)
 4-Transporte de cargas paletizadas
 5-Transporte de veículos leves e médios
 6-Ajuda humanitária
 7-Lançamento a baixa altura
 8-Lançamento de cargas e para-quedistas em todas as altitudes
 9-Operação em pistas não pavimentadas e curtas
10-Combate a incêndios florestais

Especificações:

Comprimento: 35,20 m
Envergadura: 35.05 m
Altura: 11,84
Peso máximo de descolagem: 67.000 kg (missões tácticas); 74.400 kg (normal) e 81.000 kg (transporte logístico)
Carga útil máxima: 23.000 kg
Combustível de asa: 23.400 l
Tripulação: 3 (1 piloto, 1 co-piloto e 1 engenheiro de voo) e 80 soldados equipados ou 64 para-quedistas (configuração típica)
Velocidade de cruzeiro: 850 km/h
Alcance: 6.019 km
Teto de serviço: 10.973 m
Distância de descolagem: 1.100 m (missões táticas); 1.300 m (normal) e 1.630 m (transporte logístico)
Motor: 2 Turbofans IAE V2500-E5


(Embraer KC-390)

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