O plano seria construir três modelos de caça diferentes, cada um adaptado às forças armadas em questão (Marinha, Força Aérea e Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos) denominadas de: F-35A, F-35B e F-35C.
Características F-35A (Versão para a Força Aérea)
Aterragem: Convencional (necessita de pista de pouso)
Armamento: Metralhadora GAU-22/A 25mm
2 misseis AR-AR AIM-120C
2 bombas inteligentes GBU-31 JDAM
Capacidade para mais 8 toneladas de armamento externo
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 15,7 m
Altura: 4,38 m
Envergadura da asa: 10,7 m
Peso vazio: 13290 kg
Motor: F135-PW-100
Velocidade: Match 1.6 (1930 km/h)
Raio de combate: 1093 km
Alcance: 2200 km
(F-35 em pleno voo)
Características F-35B (Versão para o Corpo de Fuzileiros Navais)
Descolagem: Curta e vertical (não necessita de pista de pouso)
Armamento: 2 misseis AR-AR AIM-120C
2 bombas inteligentes GBU-31 JDAM
Capacidade para mais 6/7 toneladas de armamento externo
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 15,6 m
Altura: 4,36 m
Envergadura da asa: 10,7 m
Peso vazio: 14650 kg
Motor: F135-PW-600
Velocidade: Match 1.6 (1930 km/h)
Raio de combate: 883 km
Alcance: 1667 km
(F-35B-Descolagem vertical)
Características F-35C (Versão para a Marinha)
Aterragem: Convencional (necessita de pista de pouso)
Armamento: 2 misseis AR-AR AIM-120C
2 bombas inteligentes GBU-31 JDAM
Capacidade para mais 8 toneladas de armamento externo
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 15,7 m
Altura: 4,78 m
Envergadura da asa: 13,1 m
Peso vazio: 15785 kg
Motor: F135-PW-100
Velocidade: Match 1.6 (1930 km/h)
Raio de combate: 1100 km
Alcance: 2200 km
(F-35 cockpit)
O custo das aeronaves e do seu desenvolvimento:
Em 2001 o preço total do desenvolvimento do F-35 estava estimado nos 35 biliões de dólares e conclusão prevista para abril de 2012.
Dez anos depois o custo subiu para cerca de 50 biliões de dólares e o prazo alargado até 2016. Em questões unitárias o preço de cada aeronave passou dos 59 para os 112 milhões de dólares.
Em 2014, após duas décadas de desenvolvimento da aeronave, o custo total do projeto disparou para os 400 biliões de dólares passando a ser o projeto armamentista mais caro da história do Pentágono.
As maiores críticas ao F-35
1) A maior é sem dúvida os atrasos. Sucessivos atrasos levaram a um aumento catastrófico do custo do projeto. O que era dado como sendo um projeto com uma boa relação custo/beneficio acabou por ser uma dor de cabeça para os países envolvidos.
2) Também devido ao atraso a qualidade esperada para o avião tem deixado a desejar. Responsáveis do projeto já admitiram que no caso do F-35A será necessária uma maior distância de descolagem e aterragem.
3) O aspeto estético também fora alterado. A nova configuração apresenta uma abertura de ar, o que influência a aerodinâmica da aeronave.
4) Um dos outros aspetos está relacionado com a "invisibilidade". Havia a promessa que o F-35 seria invisível aos radares, mas testes realizados demonstram que apenas é dificilmente localizável. Radares russos são capazes de detéta-lo.
5) O tempo de reparação também subiu bastante. Para trocar um motor são necessários dois dias, contra as duas horas anteriormente previstas.
6) Como a unidade de baterias é vulnerável a temperaturas baixas as aeronaves têm de permanecer em hangares aquecidos à noite.
7) Há também a crítica que o F-35A oferece uma visibilidade limitada ao piloto, que não consegue observar com facilidade a aproximação de um inimigo pela retaguarda.
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