O F-16MLU fez o seu primeiro voo com as insígnias nacionais no dia 26 de junho de 2003.
O programa MLU tem por objetivo manter este sistema de armas atualizado para a operação em qualquer teatro de operação internacional através do regular melhoramento das suas capacidades, num esforço repartido por vários países europeus e os Estados Unidos da América.
As duas Esquadras de F-16 mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.
Diariamente, estas duas Esquadras mantêm um elevado estado de prontidão na proteção do espaço aéreo nacional contribuindo para a manutenção da soberania nacional.
As maiores alterações na configuração MLU foram feitas ao nível dos aviónicos, onde se destacam a introdução de:
- Novo computador de missão (Modular Mission Computer);
- Atualização do radar APG-66 para a versão APG-66(V)2;
- Introdução de novos sistemas
Especificações:
Motor: 1 x Pratt-Whitney F100-PW-220E
Comprimento: 15,03m
Altura: 5,09m
Velocidade máxima: 2160 km/h
Velocidade de cruzeiro: 780 km/h
Alcance máximo: 1800 km
Autonomia máxima: 3 horas
Distância de descolagem: 400m
Distância de aterragem: 900m
Peso vazio: 8.200 kg
Peso máximo: 16.100 kg
Teto de serviço: 15 240m
Combustível: 3995 L + 2 700 L
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