sábado, 27 de dezembro de 2014

Os navios da Marinha Portuguesa!

A missão genérica da Marinha traduz-se em garantir que Portugal pode usar o mar no seu próprio interesse. Na execução desta missão a Marinha tem três funções específicas: a defesa militar e o apoio à política externa, a segurança e autoridade do Estado e o desenvolvimento económico, científico e cultural. Ao seu serviço têm os seguintes tipos de navios: Fragatas, Reabastecedores, Corvetas, Patrulhas Oceânicos, Hidrográficos, Patrulhas, Desembarque, Lanchas e Veleiros.

Fragatas: Navios de 1.500 a 5.000 toneladas de deslocamento e comprimento entre 75 e 150 metros, possuem armamento anti-superfície, antiaéreo e anti-submarino, e são por natureza escoltas oceânicos, embora sejam navios de grande capacidade e versatilidade.

->NRP VASCO DA GAMA
->NRP ÁLVARES CABRAL
->NRP CORTE-REAL
->NRP BARTOLOMEU DIAS
->NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA

(NRP ÁLVARES CABRAL)

Reabastecedor: Navio com deslocamento entre 5.000 e 25.000 toneladas e com um comprimento entre os 40 e os 200 metros, destinado a garantir a sustentabilidade logística de uma Força Naval no mar, quer em combustível, água, alimentos, sobressalentes, munições, entre outros.

->NRP BÉRRIO

(NRP BÉRRIO)

Corvetas: Navio de menor deslocamento do que as fragatas, comprimento entre os 60 e 100 metros e normalmente até 1.500 toneladas de deslocamento. Possui um armamento inferior ao das fragatas e menores capacidades oceânicas. Desempenha, principalmente, missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar, e no âmbito da defesa própria e do apoio a política externa do Estado em cenários de baixa intensidade.

->NRP JOÃO ROBY
->NRP AFONSO CERQUEIRA
->NRP JOÃO COUTINHO
->NRP JACINTO CÂNDIDO
->NRP ANTÓNIO ENES
->NRP BAPTISTA DE ANDRADE

(NRP ANTÓNIO ENES)

Patrulhas Oceânicos: Os navios patrulha oceânicos são navios com um deslocamento entre as 750 e as 2000 toneladas utilizados, prioritariamente, em ações não combatentes. As principais missões são de segurança e autoridade do Estado, e missões de interesse público. São navios com grande capacidade de operar em alto mar, e de enfrentar condições de mar adversas, e possuem uma autonomia considerável, o que lhes permite permanecer no mar, em missão, durante largos períodos sem necessidade de apoio logístico.

->NRP VIANA DO CASTELO
->NRP FIGUEIRA DA FOZ

(NRP FIGUEIRA DA FOZ)

Hidrográficos: Navio especialmente construído ou equipado para a execução de trabalhos hidrográficos ou oceanográficos. Tem diversas capacidades científicas e técnicas para corresponder às atividades de Investigação e desenvolvimento. Podem dispor de áreas laboratoriais para pesquisar parâmetros biológicos, físicos e químicos, entre outras capacidades. Executam, em regra, missões de carácter científico de apoio às operações militares e à comunidade científica, em águas nacionais e internacionais.

->NRP D. CARLOS I
->NRP AURIGA
->NRP ANDRÓMEDA
->NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO

(NRP AURIGA)

Patrulhas: Navio de pequeno a médio deslocamento (200 a 400 toneladas), com comprimento inferior a 45 metros, destinado a operar junto a zonas costeiras em missões de vigilância, patrulha e defesa. Existem patrulhas vocacionados para o combate naval, e outros que se destinam prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público. Os da Marinha estão vocacionados para funções de segurança e autoridade do Estado e missões de interesse público.

->NRP CACINE
->NRP ZAIRE
->NRP CUANZA
->NRP SCHULTZ XAVIER

(NRP ZAIRE)

Desembarque: Navio especialmente construído para realizar manobras de abicagem a terra, permitindo o transporte e desembarque, em costa aberta, de pessoal, material e viaturas, garantindo a capacidade de projeção de força da Marinha.

->NRP BACAMARTE

(NRP BACAMARTE)

Lanchas: Navio de pequeno deslocamento (menos de 200 toneladas) e comprimento inferior a 35 metros, com armamento reduzido, destinadas a missões de segurança e autoridade do Estado no mar.

->NRP ARGOS                                                          
->NRP DRAGÃO
->NRP ESCORPIÃO
->NRP CASSIOPEIA
->NRP HIDRA
->NRP CENTAURO
->NRP ORION
->NRP PÉGASO
->NRP SAGITÁRIO
->NRP CISNE
->NRP ÁGUIA
->NRP RIO MINHO

(NRP HIDRA)


Veleiros: A missão fundamental dos veleiros é proporcionar um amplo e profundo contacto com a vida do mar às novas gerações. Tem ainda como missão primária, a representação da Marinha e do País em apoio direto à ação diplomática do Estado. Portugal tem mantido a tradição da utilização de grandes veleiros como Navios-escola e Navios de Treino de Mar para complemento da formação teórica ministrada pela Escola Naval, aos futuros oficiais da Armada, e o contacto com a vida do mar à sociedade civil.

->NRP SAGRES
->NRP POLAR
->NTM CREOULA

(NRP SAGRES)



2 comentários: