domingo, 28 de dezembro de 2014

O que é a lava?

Dentro da Terra flui uma rocha fundida que conhecemos por magma. Quando um vulcão entra em erupção, a explosão resultante dispara magma para a atmosfera. É nessa altura que o magma recebe o nome de lava. Não existe grande diferença entre magma e lava; os termos servem apenas para distinguir a rocha fundida subterrânea da que está acima da superfície. Causada pela pressão do gás abaixo da superfície terrestre, uma erupção vulcânica gigante pode ser incrivelmente poderosa, com lava lançada até 600 metros no ar.



A lava pode atingir temperaturas de 700-1.200 graus Celsius e a sua cor varia do laranja vivo ao vermelho acastanhado, conforme seja mais quente ou mais fria, respetivamente. O líquido viscoso pode ter desde uma consistência de xarope a uma muito rígida, com pouca ou nenhuma corrente visível. A consistência é regulada pela quantidade de sílica na lava, e níveis elevados do mineral resultam numa maior viscosidade. Quando a lava arrefece e acaba por solidificar, forma uma rocha ígnea.



Dentro da lava estão gases vulcânicos, em bolhas que se desenvolvem debaixo da terra no magma. Quando é lançada do vulcão, a lava está cheia de minerais cristalinos como a olivina. Quando é exposto ao ar, o líquido congela e forma vidro vulcânico. Os diferentes tipos de lava têm diferentes composições, mas a maioria tem uma alta percentagem de sílica e oxigénio, para além de pequenas quantidades de outros elementos como o magnésio, o cálcio e o ferro.

(Fonte: Revista "Quero Saber")

Sem comentários:

Enviar um comentário